Cícero Ednilson

Blog sobre Desenvolvimento de Softwares

Home » Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 3: Instalando o SQL Developer

Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 3: Instalando o SQL Developer

Nessa parte do nosso artigo vamos aprender a instalar o SQL Developer, ele não é necessário para rodarmos o Soa Suite, porem é uma ferramenta mais amigável para fazermos nossas rotinas no nosso banco de dados Oracle XE.

Páginas do artigo

  1. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 1: Instalando o JDK 7
  2. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 2: Instalando o Oracle XE 11g
  3. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 3: Instalando o SQL Developer
  4. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 4: Instalando o Soa Suite 12c
  5. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 5: Criando um domínio integrado com Weblogic no Jdeveloper
  6. Instalando o ambiente de desenvolvimento Soa Suite 12c no Ubuntu – Parte 6:  Criando o famoso Olá Mundo para testar o ambiente

 

Vamos acessar o link http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/sql-developer/downloads/sqldev-downloads-403-2292439.html e vamos selecionar a opção Accept License Agreement e depois vamos clicar em Download da opção Other Platforms.

1

Agora devemos informar o usuário e senha da nossa conta Oracle.

3

Agora vamos selecionar a opção Download e clicar em OK.

2

Depois que finalizar o download vamos abrir o terminal e vamos até a pasta onde se encontra o nosso arquivo e vamos descompactar o mesmo com o comando unzip sqldeveloper-4.0.2.15.21-no-jre.zip.

3

Agora vamos mover ele para o diretório /opt que é onde deve ficar os aplicativos, para isso vamos executar o comando sudo mv sqldeveloper /opt/ e depois o comando sudo chmod 775 /opt/sqldeveloper/ para dar as permissões necessárias.

4

Ainda no terminal vamos mudar para a pasta do nosso SQL Developer com o comando cd /opt/sqldeveloper/ e vamos executar o comando sh sqldeveloper.sh, na primeira vez que você executar esse arquivo shell do SQL Developer ele vai pedir o caminho do JDK, então você deve informar onde fica o seu JDK, que no meu caso fica em /usr/lib/jvm/java-7-oracle, pois foi nesse caminho que a instalação automática colocou o JDK.

5

Abaixo podemos ver o nosso SQL Developer inicializando.

7

Agora vamos clicar com o botão direito sobre o item Conexão e vamos selecionar Nova Conexão…

8

Na tela que foi aberta em Nome da Conexão vou colocar Localhost – sys as sysdba, em Nome do Usuário vou colocar sys as sysdba, em senha vou colocar 123456 que foi a senha que definimos na instalação do Oracle XE, você pode deixar a opção Salvar Senha selecionada, em Nome do Host vamos colocar localhost, pois estamos rodando na nossa máquina local, no campo Porta vamos colocar o valor 1521 que foi a porta que definimos na instalação e em SID vamos colocar o valor xe, depois você pode clicar no botão Testar, se no canto esquerdo na parte inferir aparecer o Status de Sucesso você já pode clicar no botão Conectar.

9

Depois de conectado já podemos executar as rotinas no nosso banco de dados.

10

Vamos fechar o nosso  SQL Developer e vamos criar um atalho para abrir ele quando precisarmos, assim não precisamos toda hora executar o comando sh sqldeveloper.sh, para criar o atalho vamos abrir o terminal e executar o comando sudo gedit /usr/share/applications/SQLDeveloper.desktop.

12
No arquivo que foi aberto vamos colar o bloco de código abaixo.

[Desktop Entry]
Name=SQL Developer
Type=Application
Exec=/opt/sqldeveloper/sqldeveloper.sh
Terminal=false
Icon=/opt/sqldeveloper/icon.png
Comment=Integrated Development Environment
NoDisplay=false
Categories=Development;IDE;
Name[en]=SQLDeveloper

Depois basta dar um Ctrl + S para salvar as nossas alterações e fechar o arquivo, e no terminal vamos executar o comando  sudo chmod +x  /usr/share/applications/SQLDeveloper.desktop e depois sudo update-desktop-database.

13

Depois podemos ver o nosso lançador no menu do Gnome.

14

Se você usar o Unity pode pesquisar pelo nome SQLDeveloper.

15

É isso ai amigos nessa parte do nosso tutorial aprendemos a instalar o SQL Developer, na próxima parte vamos instalar o SOA Suite 12c.

Até a próxima.

Comentários

Name of author

Name: ciceroednilson@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *