Cícero Ednilson

Blog sobre Desenvolvimento de Softwares

Home » Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 11: Executando a aplicação sem o Tomcat Embedded.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 11: Executando a aplicação sem o Tomcat Embedded.

Nessa parte do nosso tutorial vamos aprender a rodar a nossa aplicação em um Tomcat Externo, por que até o momento rodamos ela apenas no Tomcat Embedded que já vem no Spring Boot.

Páginas do tutorial.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 1: Introdução.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 2: Criando os objetos do banco de dados.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 3: Montando o projeto com Spring Boot.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 4: Configurando o Spring Security.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 5: Criando Layout com Thymeleaf.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 6: Criando o cadastro de usuário.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 7: Criando a consulta de usuário.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 8: Excluindo um usuário cadastrado.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 9: Editando um usuário cadastrado.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 10: Testando os acessos do sistema.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 11: Executando a aplicação sem o Tomcat Embedded.

Configurando a aplicação para rodar em um Tomcat Externo.

Vamos abrir a nossa classe WebappApplication e vamos deixar ela com o código abaixo, essa classe fica no pacote br.com.ciceroednilson.webapp.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
package br.com.ciceroednilson.webapp;
 
import org.springframework.boot.SpringApplication;
import org.springframework.boot.autoconfigure.SpringBootApplication;
import org.springframework.boot.builder.SpringApplicationBuilder;
import org.springframework.boot.web.support.SpringBootServletInitializer;
 
@SpringBootApplication
public class WebappApplication extends SpringBootServletInitializer {
 
    @Override
    protected SpringApplicationBuilder configure(SpringApplicationBuilder application) {
        return application.sources(WebappApplication.class);
    }
 
	public static void main(String[] args) {
		SpringApplication.run(WebappApplication.class, args);
	}
 
 
 
}

Veja como estava o código anterior.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
package br.com.ciceroednilson.webapp;
 
import org.springframework.boot.SpringApplication;
import org.springframework.boot.autoconfigure.SpringBootApplication;
 
@SpringBootApplication
public class WebappApplication {
 
	public static void main(String[] args) {
		SpringApplication.run(WebappApplication.class, args);
	}
}

Veja que no nosso código estamos herdando a classe SpringBootServletInitializer e também adicionamos um novo método com o nome de configure, quando realizamos essas alterações o Spring Boot nos permiti gerar um arquivo war da nossa aplicação, e assim podemos realizar o deploy em Container(Tomcat) ou em qualquer outro servidor como WebLogic.

Também vamos precisar abrir o arquivo pom.xml(Arquivo do Maven) e em packaging vamos trocar de jar parar war como mostra a imagem abaixo.

Depois vamos clicar com o botão direito sobre o nosso projeto e vamos até Maven -> Update Project…, na janela que foi aberta basta clicar em OK.

Realizando o deploy para teste no Tomcat Externo.

Você vai precisar adicionar o Tomcat ou qualquer outro servidor no Eclipse, depois vamos realizar o deploy como mostra a imagem abaixo.

E então basta acessar http://localhost:<porta>/webapp/, veja que antes quando executávamos a nossa aplicação pelo Tomcat Embedded não precisamos informar o nome da aplicação na url, era apenas http://localhost:<porta>, veja abaixo as imagens da nossa aplicação rodando no Tomcat Embedded e no Tomcat Externo.

Tomcat Embedded.

Tomcat Externo.

71

Bom é isso amigos ficamos aqui com a última parte do nosso tutorial, você pode pegar o código fonte dessa aplicação aqui, até o próximo tutorial.

Comentários

Name of author

Name: ciceroednilson@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *