Cícero Ednilson

Blog sobre Desenvolvimento de Softwares

Home » Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 1: Introdução.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 1: Introdução.

Nesse tutorial vamos aprender a criar uma aplicação Web usando o Spring Boot com as seguintes tecnologias do Spring: Spring MVC, Spring Security e Spring Data.

Páginas do tutorial.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 1: Introdução.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 2: Criando os objetos do banco de dados.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 3: Montando o projeto com Spring Boot.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 4: Configurando o Spring Security.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 5: Criando Layout com Thymeleaf.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 6: Criando o cadastro de usuário.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 7: Criando a consulta de usuário.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 8: Excluindo um usuário cadastrado.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 9: Editando um usuário cadastrado.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 10: Testando os acessos do sistema.

Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 11: Executando a aplicação sem o Tomcat Embedded.

Introdução:

Spring Boot.

O Spring Boot veio para facilitar a configuração de um projeto Java usando as tecnologias do Spring, nesse tutorial vamos usar esse Framework para criar um CRUD com os seguintes recursos fornecidos por ele: Spring Security, Spring Data e Spring MVC.

Spring Security.

O objetivo do Spring Security é fornecer um estrutura de autenticação e autorização para aplicações Java, vamos ver nesse tutorial como é fácil usar o Spring Security com Spring Boot.

Spring Data.

O objetivo do Spring Data é facilitar a parte de persistência de dados da aplicação, quando utilizamos esse framework o mesmo já traz alguns métodos prontos para persistirmos os dados da nossa aplicação, alguns dos métodos já disponíveis para nós são: save, delete, find, findAll entre outros que fazem parte da Interface JpaRepository, vamos ver durante o nosso tutorial como usar esses métodos que o Spring já oferece para nós.

Thymeleaf.

O Thymeleaf é um engine para Java usado como alternativa ao JSP, as páginas são escritas em HTML5 e já tem uma boa integração com Spring, quando usamos o Thymeleaf ficamos livres de usar o JSTL nas nossas páginas, pois o mesmo já nos oferece recursos para criação de loops, estruturas condicionais entre outras funções que vamos ver no decorrer do nosso tutorial.

Comentários

Name of author

Name: ciceroednilson@gmail.com

One thought on “Criando uma aplicação Web com Spring Boot, Thymeleaf, Material Designer Lite e Oracle – Parte 1: Introdução.

  • Edenilson Medenonça Dos Santos

    Muito Bem Cicero, excelente post. Seu trabalho é muito importante para nos leitores e programadores. Parabens.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *